Dicas para desapegar de bens materiais e economizar

Tempo de leitura: 3 minutos

Dicas para economizar

Bens materiais possuem a sua importância, mas coisas que muitas vezes não damos tanto valor são aquelas que podem realmente trazer uma boa quantia em dinheiro para nós. Além disso, desapegar de certos objetos também é uma maneira de economizar.

Pensando nisso, este texto traz algumas dicas de como desapegar de certos produtos e ao mesmo tempo economizar – principalmente em tempos de crise financeira. Confira:

Guarde apenas aquilo que realmente faça bem para você

Guarde o que você efetivamente usa ou te traz lembranças muito importantes – como fotos ou algo muito peculiar utilizado por algum parente querido.  Blusas, calças e papéis que não se usa mais devem ceder seu espaço.

Quem sabe doá-las ou mesmo tentar trocá-las por itens que você realmente precisa? Lembre-se de, durante esse processo, refletir sobre a quantidade de coisas que possui acumulada, sobre o quanto de fato usou tais itens e, mais ainda, sobre o que ficou – as realmente importantes.

Não gaste dinheiro à toa

Dê o máximo de valor ao dinheiro que você conquistou de maneira honesta e por meio de muito suor. Resista às tentações e compre algo apenas quando for extremamente necessário.

Procure comprar presentes apenas em momentos que não podem ser esquecidos – como aniversário e Natal, por exemplo. E se mesmo assim você precisa gastar em algo, tente pechinchar na hora da compra – essa é uma prática utilizada por muitos: ao dar aquela famosa chorada com o comerciante, os preços costumam ser mais baixos.

Dê mais valor para as pessoas e não aos objetos

É preciso priorizar os momentos que passamos com aqueles que gostamos ao invés de trocar as pessoas pela utilização de qualquer bem material. Procure fazer mais piqueniques, passeios, viagens e praticar esportes com boas companhias, por exemplo.

Esses momentos proporcionam lembranças agradáveis para o resto da vida – diferentemente de ficar apenas fechado em casa naquele seu velho computador, prática que permite apenas sensações virtuais de felicidade. Além disso, os seus gastos serão menores ao fazer passeios junto à natureza se comparado com a compra daquele colar de pérolas – que deve custar os olhos da cara.

Faça uma busca por objetos em sua casa

Um dos procedimentos para se desapegar de bens materiais é vasculhar pela sua casa quais os objetos que você deseja manter. O desafio pode ser enorme, mas vale a pena começar – e praticar o desapego.

 

Não adie a tarefa, mas fracione-a – estabelecendo uma rotina e um limite e respeitando seus prazos. Por exemplo: se você pode arrumar sua casa apenas aos fins de semana, faça isso por dois meses.

Primeiro, descarte tudo que não usa mais (doando ou organizando um bazar na sequência); e depois divida tudo em categorias – como roupas, livros, papéis, itens diversos (CDs, DVDs, cremes, maquiagem, suprimentos para artesanato e hobbies, produtos de limpeza, equipamentos de cozinha etc.) e recordações. Uma casa mais simples e minimalista passa uma sensação de alívio e paz.

O que você achou dessa matéria? Acha que ela pode solucionar alguns problemas sobre essa questão? Não deixe de comentar, compartilhar e mostrar para aqueles que estão interessados sobre esse assunto.

Não deixe de Ler nosso Artigo anterior: Como fazer a preparação para se aposentar antecipadamente?

Nem nosso Próximo Artigo: Quais os Melhores investimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *